ITBI e taxas de Cartorio (1º imovel). Há desconto para compr

Área destinada ao entretenimento dos participantes e comentários sobre nosso cotidiano. Tema livre.
Regras do Fórum
1 - Não pode qualquer tipo de discriminação ou preconceito
2 - Pedofilia e pirataria nem pensar!
3 - Jamais se envolver em briga com qualquer usuário
4 - Não gostou de um topico? não flameie o mesmo, parta para o proximo!

ITBI e taxas de Cartorio (1º imovel). Há desconto para compr

Mensagempor A Marcos » 28/12/2011, 08:14h

Salve galera.
Quitei com a construtora esse mês meu ap em Taboão da Serra - SP.
Meu primo comentou comigo que para o primeiro imóvel, há desconto de +/- 50% no ITBI e taxas de cartório. Porém, em uma rápida pesquisa hoje, vi que os mesmos só são válidos para o SFH (ou seja, financiado). :(

Procede :ha:
Veio, resmungão e ranzinza.

Imagem
A Marcos
Mamadinho

Data de registro: 29/01/2009, 23:36h

Re: ITBI e taxas de Cartorio (1º imovel). Há desconto para c

Mensagempor ffugita » 28/12/2011, 11:31h

A Marcos escreveu:Salve galera.
Quitei com a construtora esse mês meu ap em Taboão da Serra - SP.
Meu primo comentou comigo que para o primeiro imóvel, há desconto de +/- 50% no ITBI e taxas de cartório. Porém, em uma rápida pesquisa hoje, vi que os mesmos só são válidos para o SFH (ou seja, financiado). :(

Procede :ha:

Sim, so são válidos sob regime do SFH esse desconto no cartório. Se vc quitou só com recursos proprios, prepare-se para gastar uns 1500-3000 reais no cartório, dependendo do valor do seu imóvel, e outros papeis mais. Vc não tem direito a desconto algum neste processo.

No caso do ITBI de taboão da serra (é municipal, cada cidade tem suas regras), são 1% sobre o valor financiado e 2% sobre os valores de recursos próprios. Se vc não financiou nada, prepare mais o seu bolso, pois terá o valor inteiro do imovel na taxa de 2%...

Em taboão , vc terá q pegar a guia para pagar o ITBI no atende (leve os comprovantes q vc tem), fica do lado do cemur. Vc deve pagar o ITBI no mesmo dia da assinatura do contrato , ou então é 0,38% de multa ao dia. Passou no banco, pagou a guia do ITBI, passe no cartório de imoveis de taboão, fica na rua da igreja sta. teresinha. Vá com seu talão de cheques, a guia paga e as papeladas necessárias ao registro.
ffugita
Moderador

Data de registro: 29/01/2009, 23:34h

Mensagempor A Marcos » 28/12/2011, 12:49h

Manok viu
Tudo nesse país é taxa, imposto e a @#$@#$ :tam:

Infelizmente, eu esperava por isto.
Mas não achei que taxa cartorio fosse tão grande a facada :(

Imagem
A Marcos
Mamadinho

Mensagempor zekkerj » 29/12/2011, 16:49h

Isso varia de cidade pra cidade, não? Aqui no RJ eu tive desconto na escritura do cafofo, por ser meu primeiro imóvel.

Em alguns lugares vc também tem direito a desconto na escritura se for funcionário público.
Visite quepolis, ou senão...

Eu também aderi à Campanha: "Larga essa porcaria, Avalle." Por um Avalle mais saudável. :)
zekkerj
Cirrose

Data de registro: 29/01/2009, 23:38h

Mensagempor A Marcos » 29/12/2011, 19:21h

É o meu primeiro tb, mas como não foi financiado e quitado com recursos proprios, não rola o desconto :chorao:

Se bem que....
Poderia ter desconto nas taxas se tivesse financiado, mas os juros iam matar essa diferença rapidinho :pensativo:

Imagem
A Marcos
Mamadinho

Mensagempor ffugita » 03/01/2012, 13:46h

zekkerj escreveu:Isso varia de cidade pra cidade, não? Aqui no RJ eu tive desconto na escritura do cafofo, por ser meu primeiro imóvel.

Em alguns lugares vc também tem direito a desconto na escritura se for funcionário público.

As taxas de cartório variam de estado pra estado, mas as regras a serem seguidas são basicamente as mesmas, já que são leis federais.
ffugita
Moderador

Data de registro: 29/01/2009, 23:34h

Retornar para Bebuns